domingo, maio 17, 2009

Hoje o assunto refere-se a indicações.
Vou desenvolver 3 delas, mas ater-me-ei a uma em especial, conforme segue: -
À exceção da Mônica, minha companheira de web desde longa data e também leitora deste espaço, que por uma razão lógica (mora em Aracaju), deve conhecer sobre ciranda, maracatu e afins, quem dos que por aqui transitam, ainda que anonimamente, poderia neste momento levantar o dedinho quando eu perguntar sobre o conhecimento destas 2 expressões destacadas?

A verdade é que brasileiro não consome a cultura que produz. Costumamos (sim, pois eu também me pego reproduzindo tais ressalvas) dar mais crédito e valor ao que vem de fora.
Há dias quero abordar este assunto, desde que acompanhei ao largo uma polêmica que se criou no blog do Zeca Camargo, quando ele resolveu assumir publicamente que achava bacana uma tal de "Stephany" ou algo assim, e ainda teve a ousadia de disponibilizar o link da moça no Youtube.

Hahahaha, confesso que ri às pampas com a indignação de 99,9% dos leitores, que acharam um absurdo, um impropério, um cara do quilate do Zeca Camargo simpatizar com aquela tosqueira.
Explico: essa tal de "Stephany" é uma sujeita, ao que parece, que anda fazendo sucesso entre as massas e ganhando espaço em programas tipo do Gugu Liberato. A guria se apropria de músicas comerciais de cantoras americanas que cairam nas graças da mídia, tal como Vanessa Carlton e sobre essas músicas, enfia uma letra pra lá de brega no ritmo do forró, sendo que um de seus vídeos (bem acessados) do Youtube traz a seguinte letra: "Eu sou linda, absoluta, eu sou Stephany", tudo isso embalado pela coreografia de um clipe da Beyonce e muito mais. KKKKK, gente, é ruim demais!
Mas se é tão ruim assim, porque o Zeca gostou? Pelo que entendi, ele acha uma boa voz, e realmente, é verdade. Se assemelha àquelas vozes de vocalistas de bandas de forró do nordeste, são vozes fortes, mas no caso do Stephany tudo muito mal aproveitado, só reproduções de performances que deram certo, recheado de muito mal gosto.
Desculpe-me Zeca, você é um cara super culto, mas essa sua indicação não colou.

Mas, dei audiência demais pra essa moça e com isso, estou me desvirtuando do meu foco.

Dizia eu que muito do que é produto de qualidade brasileiro (vamos esquecer da popularidade da Stephany) não é consumido aqui, deixa de ser divulgado, não obtem patrocínio e nem aceitação.

Alguém já ouviu falar de "Mestre Ambrósio"? O termo não me é estranho, mas eu não sabia do que se tratava, até descobrir, por um mero acaso, dia desses, visitando blogs alheios, aleatoriamente, um cara chamado Siba. O dono do blog havia incluído no seu tocador de mp3 algumas músicas de Siba, e embora eu não estivesse muito entretida na leitura, achei curioso o fundo musical e fiquei por ali, prestando audição.

E abro aqui mais um parênteses para falar dessa coisa de direitos autorais na internet. Vários dos sites dos quais eu me valia para criar minhas playlists tiveram "as pernas quebradas", ou seja, a censura proibiu a divulgação dos conteúdos de modo integral, sendo que hoje em dia, se muito tocar, toca-se 30 segundos de música e nada mais. Num passado bem próximo, eu podia montar minhas playlists ao meu bel-prazer e em seguida, apenas embutir seu código HTML no blog e estava feito. No presente, a muito custo consigo isso, tive que me valer de meios alternativos, com os quais não simpatizo em abundância, tais como Youtube e mp3tube (que continua dispobilizando conteúdos, mas só Deus sabe dizer até que infeliz dia).

Sou da opinião que na web é tarefa hercúlea controlar conteúdos, pois sempre se descobre um modo de burlar os bloqueios, e não bastasse isso, acho que o mundo virtual é um meio hiper eficaz de divulgação, acredito ser de grande valia para todos aqueles que não encontram espaço nos meios convencionais.

Sou contra esse bloqueio imposto pela indústria fonográfica e contra todos os outros bloqueios também, fique aqui registrado.

Falando nisso, viram a última da Carla Bruni? É dela a brilhante idéia de punir os baixadores de música com o corte do acesso a internet! Só era o que me faltava essa moda pegar, eu ponho o nome dela na boca do sapo, decerto!

A primeira-dama da França esquematizou o seguinte: o governo fica de olho no que você baixa; deu bobeira, catou mp3 na web, sua banda larga é cortada e você fica isolado do mundo virtual. Isso sim é um verdadeiro absurdo! Seremos aprisionados por tentáculos furtados do governo chinês, graças à mimosa Carla Bruni.

Novamente, revoltada que fiquei ao lembrar deste fato, perdi o foco.

Coisa boa a gente tem a obrigação de compartilhar com os outros, porque as ruins, chegam sem a preocupação de serem bem-vindas. Eu falava de Siba, pois bem...

Siba fazia parte de um grupo chamado Mestre Ambrósio, o qual deixou pra trás quando partiu de Pernambuco e veio para São Paulo há alguns anos atrás. Pelo que descobri, aqui continuou desenvolvendo o ofício da música, cantava semanalmente e arrebanhava público fiel na capital, mas optou por fazer o caminho de volta à sua terra, e lá, com músicos escolhidos à dedo, dar forma a Siba e a Fuloresta do Samba.

Ciranda, coco, frevo, maracatu, rima, poesia bem feita, inteligente, crítica e original, foram esses ingredientes que levaram Siba e seus parceiros a serem reconhecidos internacionalmente, com 2 turnês européias na bagagem, e quantas pelo Brasil mesmo???

Neste final de semana está acontecendo a Virada Cultural Paulista pelo interior do Estado, que visa levar diversas formas de cultura, gratuitamente, à população. Pelo que acompanhei ontem, palavras do governador, o público vem aumentando a cada edição, e fico feliz por isso; cultura é também educação, ingrediente do qual o brasileiro anda carente a valer.

Siba é figura certa nas Viradas Culturais e nos Sesc´s da vida, Europa afora e em eventos aqui e acolá financiados pelo poder público. Mas Siba não chega a todos os lugares, nem a todos os ouvidos, e quando eu digo Siba, refiro-me não só a ele, mas a uma gama de artistas que trazem consigo o que há de melhor e mais característico na cultura e tradição brasileiras. E hão de dizer: "Mas o povo não gosta disso, o povo não consome esta arte, o povo gosta do Créu, da mulher Melancia, do MC sei lá das quantas, é isso que faz ajuntar gente."

O povo gosta disso sim, porque diariamente ele é condicionado a isso, a viver de pão e circo, sem maiores problemas, ou questões, sem curiosidade pelo novo, sem ansiar por conhecer o que há além do que está a olhos vistos.

Normalmente, posto link de cantores estrangeiros aqui sem maiores preocupações sobre seus direitos autorais; hoje, peço permissão ao Siba para divulgar o seu trabalho, tenho a pretensão de lançar uma semente de ótima qualidade, pelo simples prazer de passar adiante algo que acredito valer a pena. Procurei web afora o link dessa música e não achei, tive o cuidado de baixar e fazer upload no site, prestem atenção à letra :


Siba e a Fuloresta do Samba - João do Alto



Ato contínuo, segue a 2ª indicação do dia:




Fique claro que não estou recebendo propina alguma pela divulgação do Trident Tropical Mix, mas há de se convir que é muito mais prazeroso escrever ao sabor doce de frutas cítricas, e sentindo o delicioso perfume deste chiclete; aprovado!

A 3ª indicação exclui os cuecas, trata-se disto:



Alguém reconhece uma sombra adesiva quando vê? Pois é, Dona Lu, esta é inspirada em você, sombra adesiva degradê. Segundo as instruções do fabricante é só destacar, pressionar contra as pálpebras e economizou-se meia hora de luta em frente ao espelho. Comprei para testar, mas vi num blog afora, que (na pele daquela determinada pessoa), dentro de poucos minutos, o pó se aglutinou em certas áreas e o efeito não ficou nada bacana. Penso que pode ter sido devido à oleosidade da pele, não vou dizer que é ruim antes de provar, mas, dando certo, propagarei!
Caso alguém queira encomendar (hahaha - achei consumidoras em potencial web afora, ávidas por este pó de pirlimpimpim), é só entrar em contato comigo pelo e-mail que fazemos negócio!

Por hora, chega de indicar e escrever, preciso de repouso, continuar vendo o último episódio desta temportada de Lost e os filmes que loquei ontem. A propósito, assisti O Expresso da meia noite, e é com convicção que afirmo que o assunto renderia um post; quem conhece o filme pode confirmar.

"Bisous" a quem pisar os pés neste espaço, e em especial para o Vi - de quem nunca canso de gostar.

6 comentários:

Mônica disse...

É impressionante como brasileiro gosta mesmo do lixo que é imposto descaradamente. Tem muito artista daqui que só faz sucesso fora por falta de reconhecimento, incentivo e espaço.

Gostei da indicação musical.

Quer dizer que agora tá comercializando sombra adesiva, é? hahaha. Mas se não dá certo em pele oleosa, nem me atrevo... tem épocas que a minha tá com tanto óleo que dá até pra fritas ovos, pastéis etc...

Bjs e boa semana pr'ocê.

Lou disse...

Hum... Nunca usei essa sombra aí e nem me animo. Coisa esquisita.

Ai, Viiiiiiiiiiiii...

He-he-he.

Já ouvi falar dessas suas indicações musicais aí, mas conheço não. Gostei da sugestão.

Agora, depende do lugar, né... Não sei se o pessoa do Nordeste gosta de Créu.

Mas, a tal da Stephanie, putz, a voz pode até ser boa, mas ela é beeeeeem tosca. Já vi o clipe dela, passei mal de rir.

Que assunto in off que vc quer falar?

Kisses!

Lou disse...

Menina, que babado forte!

Eu nunca teria essa cara de pau. No caso da sua amiga, até q ela deu sorte, porque o sujeito é sem vergoha. Agora, imagina se não fosse?
Que vexameeeeeeeeeeeeee!!!

Aff...

Bisous

Mônica disse...

Qual é a desse seu blog que vive aparecendo atualizado e qdo a gente chega aqui, não tem nada novo? Afff...

Érika Tamires disse...

Oiii, boa tarde...
gostei da indicação da sombra adesiva, já tinha visto, mas achei que aqui no Brasil ainda não tinha, mas se sabe como conseguir eu quero saber...rsrs
me responda por e-mail plissss...hehe

kika.flute@yahoo.com.br

Obrigada, bejinhos

Érika Tamires disse...

Oiii, boa tarde...
gostei da indicação da sombra adesiva, já tinha visto, mas achei que aqui no Brasil ainda não tinha, mas se sabe como conseguir eu quero saber...rsrs
me responda por e-mail plissss...hehe

kika.flute@yahoo.com.br

Obrigada, bejinhos