Trata-se de utilidade pública o que vou passar adiante, e desde já vou avisando que se o leitor for preguiçoso, pode desconsiderar boa parte das primeiras linhas e ir bem adiante - pois adoro escrever demais, não raro me perco divagando e só trato do que realmente importa nas últimas linhas.
Na verdade, o titulo deste artigo deveria ser: Capitalismo que leva ao consumismo que leva às pseudo necessidades.
Explico: Nunca fui de pagar verdadeiras fortunas por eletrônicos e sempre achei que o essencial num telefone era fazer e receber chamadas e mensagens de texto. Porém, a necessidade do consumo se porta de forma diversa e está sempre criando e criando, e criando novamente mais plataformas, 1.999 aplicativos, 9.999 acessórios perfeitamente dispensáveis, modelos em série, e sei lá mais o que nem o diabo imagina...
Minha penúltima aquisição em matéria de celular foi um smartfone (ou um cover disso) capaz de suportar 2 chips, com recepção de canais de TV, wifi, "blutu", enfim, essas coisas "básicas" que se esperam de um aparelho. Acontece que o celular era xingling e de smart não tinha nada, pois dada a sua origem, sequer acompanhava manual, e portanto, jamais configurei 5% do que sabe Deus existia de potencialidade naquele projeto de máquina.
Ocorre que, como nada é para sempre, 12 meses após ter vindo parar em minhas mãos, a máquina teve um problema no seu "sistema operacional" que simplesmente desistiu de funcionar; voltei a usar meu LG antigo com defeito: não emitia sons. E como alguém pode sobreviver com um celular desprovido da mais básica de suas funções?
Resolvi enfrentar o escorpião que habita em meu bolso e comprei a sensação do momento: um smartfone de verdade, touchscreen!
Depois de ler resenhas e mais resenhas google afora, convenci-me de que o Samsung Galaxy 5 era a melhor opção custo X benefício, com uma única ressalva: o alto consumo de bateria.
Bom, até então, a última informação e nada, para mim, tinham a mesma relevância - ah, nada como o empirismo!
Recebi o aparelho (compro tudo na internet, de A a Z) com uma certa frustração, pois esperava muito mais - embasada nos artigos que havia lido no mundo virtual. Passei a me valer do dito cujo apenas utilizando suas funções realmente básicas, sem tempo ou disposição para configurar e descobrir o mundo de possibilidades à minha disposição.
Depois de uma semana operando a máquina sem problema, notei que apenas a simples utilização do vibrador associado ao toque de despertar, consumia metade da bateria quando eu estava com preguiça de descer da cama, mas até ai, tudo bem...
Uma semana e meia de convivio e decidi que era o momento de despertar o Galaxy 5 para o mundo virtual; foi então que começou o meu calvário: sou cliente da Tim, e descobri com desgosto que eles não tem como enviar o pacote de configurações de acesso à internet para o aparelho em questão, ou seja, se você for cliente TIM, eles não vão configurar o Galaxy 5!
Fui orientada a entrar em contato com a Samsung, que por sua vez, através de um atendente que teve a pachorra de bocejar enquanto conversava comigo, me orientou a consultar o atual pai dos burros - que antigamente era o dicionário, mas hoje em dia, trata-se do google.
Fiquei confusa: não sei dizer se é trágico ou cômico o suporte técnico do fabricante do aparelho sugerir que eu me virasse e descobrisse as informações necessárias por conta própria...mas enfim, "se não pode vencê-lo, junte-se a ele".
Depois de uma busca não muito extensa, alguns links se descortinaram, mas atenção: nem todos continham as informações adequadas!
Se você precisa configurar o seu Galaxy 5 para acessar a internet, o site onde consegui as informações exatas é este: http://groups.google.com/group/galaxy-android-brasil/web/configuraes-das-apns?pli=1
Portanto, vamos às providências na tentativa de contenção de energia:
1) evite deixar o vibrador ligado em situações desnecessárias
5) Configurações/localização e segurança, apenas ative o uso de satélites GPS quando for necessário
7) Depois de pesquisar um bocado, baixei o app Juicedefender pelo Market, devido às boas criticas. Dizem que ajuda na gestão da bateria; estou testando. (atualização: - pasmem! Depois de 2 dias vendo a bateria virar fumaça em questão de horas, pela primeira vez, posso afirmar que o medidor não se moveu 1mm depois de instalado este aplicativo - e claro, depois da adoção de todo este rosário de medidas que desfiei)
Enjoy it!!!(Atualização: o camarada abaixo se queixa de usar teclado touch; retruco que eu também tinha este preconceito, mas não posso reclamar do Galaxy 5. Nele, pode-se valer do teclado aproveitando melhor o espaço, conforme a orientação, ou seja, usa-se o cel na posição normal ou "de comprido"/modo paisagem, além do que o toque é super eficiente)