Mas já é julho, parece que o tempo faz pirraça com a gente. Prometemo-nos zilhões de mudanças, N iniciativas, X atitudes diferentes, Y idas pelos caminhos diferentes e é hora de rever isso tudo, afinal, 6 meses lá se foram.
Mas qual a razão de tanto questionamento? É que to revoltada com uma coisinha ali, que vou expor adiante.
De antemão, fica acertado que hoje não tem indicação musical; solicito, desde já, 1 minuto de silêncio, durante o qual possamos refletir e acordarmos do torpor em que vivemos embebidos.
Ta, já vou largar de enrolação e desembuchar: dias atrás, peguei web afora um artigo que tratava sobre um estudo realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Ih, mas que coisa chata falar de órgão público, lá vem assunto de política e economia - e quem gosta disso? Bom, acho que o pessoal gosta mais de pão de circo, é bem verdade, mas, faz-se necessário prestar atenção aos dados da tabela a seguir: -
Como o título diz, este é um retrato da distribuição da carga tributária considerada entre os anos de 2004 a 2008, incidente sobre os cidadãos conforme sua faixa salarial.
Se observarmos atentamente a tabela, a primeira impressão é de que existe uma incongruência, mas não; o pobre do infeliz que ganha até 2 salários mínimos mensais, destina INCRÍVEIS 48,8% de sua delgada renda ao pagamento de impostos, em especial o cáustico ICMS, que chega a representar mais de 80% da arrecadação em alguns estados.
Em que mundo estamos, gente? O miserável precisa trabalhar suados 197 dias do ano para encher a pança e os bolsos de parasitas semelhantes àquele senhor feudal e cia do Maranhão. Como diz o bordão popular: “Parem o mundo que eu quero descer.”
Eu havia lido sobre essa pesquisa recentemente, e hoje, notei que o Dimenstein da Folha faz menção à mesma, sob o humorado título: “Ingana” que eu gosto. A referência ao IN (imposto inglês) GANA (serviço público de Gana), é no mínimo bem criativa.
Os dados estão aí para consulta, e mais detalhes podem ser obtidos na página http://www.ipea.gov.br/default.jsp, entretanto, algo ainda me despertou atenção: no intervalo de 4 anos proposto pela tabela, é notável o aumento da carga tributária. Sendo assim, se você, leitor, assim como eu, já leu o livro do Apocalipse, que faz menção ao fim dos tempos, deve ter notado que lá existe uma falha: não previram que há de chegar o dia em que o pobre vai trabalhar em troca de arroz e feijão, apenas, uma vez que toda a sua renda já estará comprometida com o pagamento dos impostos. Valha-me Deus!
Aproveito o gancho para incentivar o pessoal a pedir a NOTA FISCAL PAULISTA. Este “bônus”, por enquanto, só está disponível para o pessoal do estado de São Paulo - mas, você ai de qualquer canto do pais, que tal enviar um e-mail ao seu governador, cobrando seguir esta boa idéia do Serra? Sim, do Serra!
Eu sei que andei falando mal do carinha do PSDB no último post, mas hoje preciso falar bem do Serra e da sua iniciativa do instituir o programa da Nota Fiscal Paulista.
Ele é bonzinho então?! Não é bem assim, pois como eu já citei, a arrecadação do ICMS ultrapassa a marca de 80% estados afora, e como o jeitinho brasileiro prima pela sonegação, se o cliente pede a nota, fica mais difícil de sonegar. Assim sendo, 30% do que te “furtam” com a cobrança deste imposto infame é devolvido quando o sujeito devidamente cadastrado no site do benefício pede a nota. Inclusive, disponibilizo o link onde é possível se cadastrar para ser beneficiário desta belezinha: http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/
Segundo os dados da página, existem mais de 4 milhões e 600 mil pessoas cadastradas, porém, se levarmos em conta que o estado de São Paulo possui mais de 40 milhões de habitantes, adesões a valer ainda precisam ser efetivadas.
Como disse o Dimenstein, falta política pública que leve ao conhecimento da população o quanto a “máquina” nos abocanha, da mesma forma, acredito que falta campanha didática e enfática no sentido de incentivar o pessoal a pedir a nota - já que a reforma tributária não sai, que pelo menos, saiam nossos 30% de restituição do ICMS.
Bom, acho que por hora, era o que tínhamos em mente.
Saludos, pois preciso me preparar para assistir o SP daqui a pouco, e, desejem-nos sorte!
Em tempo: O São Paulo perdeu. Tomou 2 gols e não conseguiu marcar nada!
Apoiada a substituição do Washington pelo Dagoberto. Não entendo nada de técnica no futebol, apenas observo quem está se movimentando e sobrou para Washington uma bola no pé, fruto das parcas possibilidades reais de gol, à qual ele não soube dar o devido destino. Isso, depois de ter declarado que se a bola viesse aos seus pés por 3 oportunidades sem que ele marcasse, ele mesmo solicitaria a saída. Para sua infelicidade (ou não), tal fato ocorreu na semana passada contra o Náutico. A bola chegou e ele não fez nada! Foi substituído.
Acredito muito mais no Dagoberto, uma vez que berram as 4 ventos que Washington é um jogador de finalização, mas não está desempenhando suas funções a contento.
As meninas que leem o blog devem estar aos bocejos, paciência...
Recado para a Lu: que time maldito você arranjou pra torcer hein?
Como é sabido, o caos tomou conta do Irã depois da malfadada última eleição. Pronunciei-me, salvo ledo engano, no blog do Marcelo Rubens Paiva, afirmando que seria de maior hombridade nem ter promovido eleição alguma, apenas ter comunicado ao povo que aquele presidente com cara de caolho iria permanecer, pelo fim da força (como diriam os mais velhos).
O governo tem tentado, inutilmente, evitar que notícias da contenção dos protestos - que vem vitimando civis inocentes através da truculência - se espalhem mundo afora. Medidas restritivas quanto à internet vem sendo tomadas; dias atrás, um repórter da Globo anunciou que até os celulares seriam confiscados, caso o portador demonstrasse atitude suspeita. Mas, o fato é que imagens, vídeos, notícias e afins continuam chegando e dando conta do disparate que ocorre naquele país. Prova disso, é que há pouco, eu estava navegando por atualizações recentes, aqui no próprio Blogger, quando dei de cara com uma página recheada das fotos mais bizarras: gente queimada, estropiada, amontoada sobre poças de sangue e já sem vida, corpos com membros aos pedaços, bebês feridos e até um homem, dentro de um veículo, com a cabeça maior do que uma jaca. Sorte minha que eu estava tomando uma caneca de chá, caso contrário, teria vomitado por tudo.
É um absurdo! Impossível não se revoltar com essa situação.
Tá certo que o país precisa preservar a sua soberania, mas existe algo maior em jogo, e trata-se do respeito à vida/opinião/direito de voto da nação.
Alguém precisa intervir com bom senso e ajudar a por ordem naquilo! O que eu acabei de ver retratado em fotos é um massacre doido, querendo calar a voz de quem possui o direito legítimo de berrar.
Senhor Obama, simpático dono do mundo e demais colegas do clube, órgãos que se dizem em prol dos direitos humanos e da manutenção da paz mundial, onde estais vós?
Iria eu disponibilizar o link do blog com as mencionadas fotos [para os fortes de estômago], mas acabei perdendo-o...
Novo em tempo: recuperei o link das fotos, e advirto, desde já, para nem abrir se você não curte ver o que chamam de realidade nua e crua. Aqui está: http://iraqideadbodys.blogspot.com/
Assinar:
Postagens (Atom)