domingo, maio 22, 2011

Samsung Galaxy 5 para leigos (Atualizado)

Trata-se de utilidade pública o que vou passar adiante, e desde já vou avisando que se o leitor for preguiçoso, pode desconsiderar boa parte das primeiras linhas e ir bem adiante - pois adoro escrever demais, não raro me perco divagando e só trato do que realmente importa nas últimas linhas.


Na verdade, o titulo deste artigo deveria ser: Capitalismo que leva ao consumismo que leva às pseudo necessidades.

Explico: Nunca fui de pagar verdadeiras fortunas por eletrônicos e sempre achei que o essencial num telefone era fazer e receber chamadas e mensagens de texto. Porém, a necessidade do consumo se porta de forma diversa e está sempre criando e criando, e criando novamente mais plataformas, 1.999 aplicativos, 9.999 acessórios perfeitamente dispensáveis, modelos em série, e sei lá mais o que nem o diabo imagina...


Minha penúltima aquisição em matéria de celular foi um smartfone (ou um cover disso) capaz de suportar 2 chips, com recepção de canais de TV, wifi, "blutu", enfim, essas coisas "básicas" que se esperam de um aparelho. Acontece que o celular era xingling e de smart não tinha nada, pois dada a sua origem, sequer acompanhava manual, e portanto, jamais configurei 5% do que sabe Deus existia de potencialidade naquele projeto de máquina.


Ocorre que, como nada é para sempre, 12 meses após ter vindo parar em minhas mãos, a máquina teve um problema no seu "sistema operacional" que simplesmente desistiu de funcionar; voltei a usar meu LG antigo com defeito: não emitia sons. E como alguém pode sobreviver com um celular desprovido da mais básica de suas funções?


Resolvi enfrentar o escorpião que habita em meu bolso e comprei a sensação do momento: um smartfone de verdade, touchscreen!


Depois de ler resenhas e mais resenhas google afora, convenci-me de que o Samsung Galaxy 5 era a melhor opção custo X benefício, com uma única ressalva: o alto consumo de bateria.


Bom, até então, a última informação e nada, para mim, tinham a mesma relevância - ah, nada como o empirismo!


Recebi o aparelho (compro tudo na internet, de A a Z) com uma certa frustração, pois esperava muito mais - embasada nos artigos que havia lido no mundo virtual. Passei a me valer do dito cujo apenas utilizando suas funções realmente básicas, sem tempo ou disposição para configurar e descobrir o mundo de possibilidades à minha disposição.


Depois de uma semana operando a máquina sem problema, notei que apenas a simples utilização do vibrador associado ao toque de despertar, consumia metade da bateria quando eu estava com preguiça de descer da cama, mas até ai, tudo bem...


Uma semana e meia de convivio e decidi que era o momento de despertar o Galaxy 5 para o mundo virtual; foi então que começou o meu calvário: sou cliente da Tim, e descobri com desgosto que eles não tem como enviar o pacote de configurações de acesso à internet para o aparelho em questão, ou seja, se você for cliente TIM, eles não vão configurar o Galaxy 5!


Fui orientada a entrar em contato com a Samsung, que por sua vez, através de um atendente que teve a pachorra de bocejar enquanto conversava comigo, me orientou a consultar o atual pai dos burros - que antigamente era o dicionário, mas hoje em dia, trata-se do google.

Fiquei confusa: não sei dizer se é trágico ou cômico o suporte técnico do fabricante do aparelho sugerir que eu me virasse e descobrisse as informações necessárias por conta própria...mas enfim, "se não pode vencê-lo, junte-se a ele".


Depois de uma busca não muito extensa, alguns links se descortinaram, mas atenção: nem todos continham as informações adequadas!

Se você precisa configurar o seu Galaxy 5 para acessar a internet, o site onde consegui as informações exatas é este: http://groups.google.com/group/galaxy-android-brasil/web/configuraes-das-apns?pli=1


Durante o processo de inclusão dos dados, a certa altura, você vai perceber que alguns itens irão se autopreencher; é normal. O telefone muda alguns dados de acordo com a região onde o usuário está.


Bom, metade da via crucis superada, restava testar e começar a "baixar o mundo", mas CUIDADO!, se você usa pré pago, o simples fato de captar o sinal 3G pode consumir todos os seus preciosos créditos!


Consegui o feito e o 3G funcionou. Meu primeiro impulso foi baixar tantos quantos live wallpapers eu conseguisse, mas logo abortei tal pensamento, quando percebi o quanto poderiam ser "pesados".


Acessei o Market e fui explorando o conteúdo. Depois da euforia inicial, já desinstalei 80% das inutilidades que pretendiam entupir meu Android e por tabela, torná-lo mais lento.


Caro amigo leitor, depois deste primeiro derrapão que consiste na gana de baixar toda espécie de porcaria - que inclusive pode ser maliciosa e te causar "enormes dissabores" - você, como eu, irá se surpreender com o altíssimo consumo de carga desencadeado pelo acesso à rede.


Trata-se de um efeito cascata: o Android simplesmente é uma bala com papel se não trabalha de mãos dadas com a internet. Este sistema foi feito para estar conectado 25hs por dia, sincronizando dados de tudo quando é braço do polvo google, portanto, quanto mais contas você configurar, mas ele vai trabalhar "clandestinamente" consumindo energia.


Inadvertidamente, só na minha tela inicial, havia 2 itens me mandando atualizações sobre uma mesma conta de email; já desabilitei uma delas.

Portanto, vamos às providências na tentativa de contenção de energia:

1) evite deixar o vibrador ligado em situações desnecessárias

2) o aparelho vem configurado com bastante brilho. Dê um toque prolongado na tela – widgets – controle de energia e vá tocando no botão de brilho até adequá-lo. No mesmo menu, você pode economizar nas demais opções, desabilitando-as

3) Nas configurações do aparelho/som e visualização, você pode desabilitar a vibração do telefone, tons de toque audíveis, marcar p/exibir apenas algumas animações, ajustar brilho do ecrã e tempo limite do ecrã para o mínimo

4) Ainda nas configurações do aparelho/contas e sincronização, você pode desabilitar a opção dados em segundo plano e usar apenas quando necessário, assim como desativar a opção sincronização automática. Na opção de gestão de contas, quanto maior o nº delas, mais tempo o aparelho vai consumir sincronizando os dados e literalmente, comendo vorazmente a carga do aparelho. Por exemplo: você pode habilitar todas as opções uma vez ao dia (ou ao seu bel prazer), ao invés de largar o telefone à própria sorte, fazendo atualizações a cada 5 minutos...

5) Configurações/localização e segurança, apenas ative o uso de satélites GPS quando for necessário

6) Configurações/sobre o telefone – utilização da bateria te informa sobre as últimas atividades que andaram consumindo sua carga

7) Depois de pesquisar um bocado, baixei o app Juicedefender pelo Market, devido às boas criticas. Dizem que ajuda na gestão da bateria; estou testando. (atualização: - pasmem! Depois de 2 dias vendo a bateria virar fumaça em questão de horas, pela primeira vez, posso afirmar que o medidor não se moveu 1mm depois de instalado este aplicativo - e claro, depois da adoção de todo este rosário de medidas que desfiei)

8) Por fim, se você é radical, nas configurações – sem fios e redes, pode acionar o modo vôo e cortar drasticamente a necessidade de alimentação do aparelho – o ícone do 3G some instantaneamente, mas o inconveniente é que você fica incomunicável até p/receber chamadas (ideal na hora de dormir)

9) Última dica: perca as esperanças de ligar p/a a Samsung e mencionar o alto consumo de energia, pois já o fiz, segundo segue:

Eu: Moça, configurei o Galaxy 5 para uso da internet, mas notei 2 coisas: Primeiro que o ícone do 3G não some da tela, não sei se é normal ficar assim depois de habilitada a internet, ou se eu deveria ter desligado algum botão que não sei onde se encontra, e outra: notei que a bateria perdeu em duração depois da habilitação mencionada...Enfim...

Atendente: "É assim mesmo, o ícone 3G passa a existir na tela assim como o ícone que mostra a potência do seu sinal, e não há um botão para desabilitar. Quanto ao aumento do consumo de energia, também é assim mesmo..."

Puxa vida, que má vontade de dispensar um pouco mais de atenção ao cliente com uma simples explicação que não levaria mais que alguns poucos minutos...

Tudo tem que ser experimentado e descoberto na raça! Aperreios à parte, compadecida com o sofrimento de muitos mais que devem estar vagando web afora, desesperados e famintos por informações a respeito desta caixinha de surpresas em forma de smartfone, perdi um tempo praticando minha boa ação de hoje.

Enjoy it!!!(Atualização: o camarada abaixo se queixa de usar teclado touch; retruco que eu também tinha este preconceito, mas não posso reclamar do Galaxy 5. Nele, pode-se valer do teclado aproveitando melhor o espaço, conforme a orientação, ou seja, usa-se o cel na posição normal ou "de comprido"/modo paisagem, além do que o toque é super eficiente)

4 comentários:

tamara.nobrega disse...

kkkkkkk muito legal. mais vc gosta mesmo de escrever hem. fiquei até vesgo aqui ..kkkkkkk tou pensando em adquirir um galax. mais nao gosto de tocar na tecla pra digitar.. fico imaginando ele no msn. puts dever ser um saco ficar digitando na tecla para escrever algo para alguém...

dulinhares@hotmail.com disse...

BELA RESENHA CAMARADA, MEUS PARABÉNS, MUITO CRIATIVO, DIVERTIDO E PRINCIPALMENTE INFORMATIVO.

Franco disse...

Maravilha de post, Rô. Testarei o JuiceDefender aqui indicado. Abraços!

sara disse...

nossa voce fala pra caramba, kkkk.
Eu tenho esse aparelho e ja sofri com a bateria dele, uma das coisas que eu notei e que a atualizacao do 2.1 pro 2.2 'froyo', o consumo de bateria cai muito, mas nao o suficiente, eu uso a versao 2.3 o 'cyanogen mod' minha bateria dura bastante mesmo com 3g. Esse pessoal de suporte tecnico nao sabe explica nada porque não tem instrucão adequada e fora que eles recebem uma mixaria de salaria. Pow os cara nao sabe que voce pode desabilita qualquer funcao do cel, desde o acelerometro que faz a tela vira "gasta bateria", o 3g tamben pode ser desabilitado, so desabilitando esses itens voce ja tem um ganho drastico de bateria, tem o gps, mas geralmente ta desligado.
Mas é isso ae o agente so aprende mexendo, e voce tem que liga pra eles pergunta, pedia ajuda pra alguem, pesquisa na internet, enfim, toda a informação e valida, quanto mais melhor. Valeu abração...