sexta-feira, maio 01, 2009

Feliz 1º de Maio!

E como não poderia deixar de ser, hoje, (por que não?) haveria de sair do forno nova postagem, fruto do ócio criativo(?) proporcionado por esta bem-aventurada e mais do que adequada folga, justo na sexta-feira. Hehe, tem gente por ai mais feliz do que pinto no lixo. Conheço uns que, como a maioria, rumaram sentido ao litoral. Eu, como sou meio anti-gente - haha, conheci esse curioso termo hoje mesmo, enquanto lia um comentário a respeito do protagonista da postagem - optei pelo merecido descanso, pois ainda hoje estou com dores lombares, causadas por rigorosos exercícios aplicados na terça-feira. (Eita teacher malvado!)

Não vou falar muito sobre o motivo do feriado, aliás, esta menção sequer havia passado por minha idéia, até o instante onde perguntei a mim mesma: "Mas de onde saiu essa história de criar um feriado em homenagem ao trabalhador em 1º de maio?"
Assumo minha ex-ignorância, e aposto grana alta como muita gente por ai, TRABALHADORA, desconhece a história desta data.

Rapidamente, gostaria de fazer constar que apenas para satisfazer a minha curiosidade, descobri que em Chicago, EUA, no ano de 1886, mais exatamente no dia 1º de Maio, houve uma movimentação de trabalhadores nas ruas, reclamando por seus direitos, exigindo diminuição da carga horária, melhores salários, benefícios, enfim...melhores condições de trabalho, tais quais estas de que hoje desfrutamos. Só sei que naquela ocasião, o motim foi suprimido da forma tradicional; feridos e mortos nos garantiram a situação em que estamos hoje como trabalhadores. Este movimento não foi o único, nem tampouco o primeiro, mas talvez tenha sido o maior e de mais vasta influência, o precursor na aquisição de melhores condições trabalhistas.

Mas, vamos aos "trabalhos":

Desde cedo que curto a rua, haha. Mas sou uma curtidora calma e equilibrada. Na escola, minhas amigas eram sempre tidas como as piores companhias, porque usavam maquiagem, vestiam roupas "ousadas", e eram dadas a certas liberdades que mocinhas de família não ousariam. Isso tá parecendo coisa do século passado? Nem é! Vivíamos em redor do colégio de freiras que em muito influenciava a sociedade local. Cidade pequena, já viu como é...Mas, este prelúdio foi apenas para citar que desde meus primeiros passos dentro das boates, nos anos 90 e pedrada, eu ouvia tocar THE SMITHS, com "Boy With A Thorn In His Side", e desde sempre eu achei muito bacana essa música, posso até dizer sem medo que é uma das músicas de que mais gosto, e certamente faria parte da playlist da minha vida, caso eu estivesse montando uma. Esta, sem dúvida, ilustraria meus primeiros anos de balada. Mas, faz-se necessário esclarecer o seguinte: essa música foi hit, se não me engano, por volta de 1980 e poucos, mas mesmo anos depois, em muitas ocasiões, eu ficava esperando aquele momento pós-auge, quando as pessoas já estavam indo embora, o lugar estava meio vazio, havia grandes lacunas entre os presentes, e o DJ, como quem num aceno com um quê de melancolia, característico dos fins de noite, para selar com "chave de ouro", mandava essa:



Este vocalista, com estes trejeitos meio esquisitos, é MORRISSEY. Ah, mas tá, mais um Morrissey como tanto outros...
Nem é!!! Pelo menos pra mim, que sempre achei muito peculiar a sua voz (e por que não dizer o mesmo dele próprio). Na época do vídeo, Morrissey era vocalista de um grupo inglês do que podemos chamar de Indie Rock (gênero que sempre pesquiso no Myspace, bem influenciada pelo Zeca Camargo). O grupo fez sucesso, bastante, mas logo se desmantelou devido às tradicionais rusgas que surgem onde existe mais de um ser humano.

Acontece que, Morrissey ingressou na carreira solo. O cara não é lá muito popular, e é possivel encontrar várias polêmicas e "mistérios" em torno dele, a exemplo dos questionamentos acerca de sua sexualidade (haha, esse pessoal encana demais com meus singers de estimação, fazem o mesmo com meu amado Ricky Martin). Mas o fato é que Morrissey é um celibatário assumido e ninguém jamais conseguiu provar sua homossexualidade. Além de celibatário (condição que compartilho até o momento com ele - piada infaaaaaame), Morrissey é vegetariano (coisa que tento ser,porém ainda não consegui porque aprecio um bom filé de dourada), portanto, segundo as palavras do cinquentão em questão, ele não se alimenta de nada "que já tinha tido face algum dia". O cara também já criou saia-justa com políticos, e é fã de Oscar Wilde - deste cara, eu não gosto; comecei a ler uma obra sua apenas por ter descoberto que ele era libriano, mas logo desisti, não me agradou em nada - enfim...Morrissey é um cara à parte.

Agora, quase 30 anos depois de "Boy With A Thorn In His Side", estava eu passeando web afora: http://www.mysecretplaylist.com/, e me deparo com esta capa de disco:




Achei linda, mesmo! Esse coroa todo "mala" com esse bebezinho ao lado, achei um charme, curioso, uma delicadeza e uma originalidade, tudo ao mesmo tempo e misturado, me chamou atenção, mas como já estava impaciente e com uma certa pressa, sem delongas, passei ao largo...Mas, o que é o destino não??? O dicionário diz: seqüência de acontecimentos e situações pretensamente predeterminados. Eu diria que, talvez por forças de ordem comercial, da mídia (será que a mídia pode formar um destino?), venho tendo uma série de encontros com Morrissey ultimamente, mesmo sem o saber. Recentemente, ocorreu o último deles, quando vi um clip na TV, e instantaneamente, reconheci a voz do vocalista dos Smiths. Era ele, parei a dança do controle e fiquei prestando atenção, curti demais uma das faixas do novo CD, minha dica do dia:



Com vocês, Morrissey, alguns anos mais velho, mais contido nos trejeitos, mas não menos inconfundível na voz. A música é a mais comercial do disco, dane-se, eu gosto...gosto dos instrumentos que eles usam, e gosto muito da voz do Morrissey. Linkei justamente essa versão ao vivo porque é mais genuína, e, a propósito, para selar com chave de ouro, a exemplo do DJ que tocava Smiths na hora da saideira, dias atrás, li no Folha Online que um cantor havia abandonado o palco durante um show. Como assim??? Não liguei muito para a matéria e, novamente, passei ao largo, para somente depois ter descoberto que o tal cantor era MORRISSEY, haha. Achei uma grande piada!

O que houve realmente? Morrissey estava no início do show quando disparou: "Eu posso sentir o cheiro de carne queimando e, por Deus, espero que seja humana", este é meu ídolo! Logo em seguida, em protesto, ele abandonou o palco (porque sentiu cheiro de carne sendo preparada nas proximidades).

PS: Ele voltou, depois. (hihihi)


PS 2: Citei que tenho tido uma série de encontros com Morrissey, mesmo sem o saber, porque embora a notícia acima trouxesse seu nome, desligada, não linkei nome à pessoa. Quando vi a capa do disco, embora novamente seu nome estivesse ali, acometida pela mesma falta de atenção, não o reconheci (mais velho que está), fato que só veio a ocorrer quando assisti o clip mais acima; o que prova que meus ouvidos e a voz do Morrissey continuam perfeitos, apesar do tempo.

10 comentários:

Mônica disse...

E aí, fia! Gostei das músicas, mais da segunda do que da primeira. Não lembro de ter ouvido nada dele antes.

Isso de a música ser comercial ou não, não tem importância, o que vale é ser boa.

Infelizmente, as pessoas precisam rotular umas às outras: gays, lésbicas, feias, bonitas, enfim...só falta uma etiqueta que nos torne tais quais produtos de supermercado.

Bjs

Mônica disse...

Sombrinha? Afff...já tá esculachando a coitada da menina...ahahahaha. Ngm merece uma tia dessa!

Eu tb senti falta de cores no layout, mas pra mudar cores e fontes tinha que alterar os códigos diretamente e eu tinha que ficar adivinhando qual código pertencia a tal coisa, pense num trabalho! Só não desisti pq gostei muito daquele template, achei bem limpo e leve. Acho que depois dessa maratona, eu não troco o layout por um bom tempo (tenho minhas dúvidas...rs)

Fiz umas alterações hj pela manhã, já que sabia mais ou menos onde mudar as coisas. Depois vê lá. É bom saber a opinião de vocês tb.

Lou disse...

Eitaaaaaaaaaa!

Está com inveja do Zeca CAmargo e resolveu escrever posts gigantes que nem o dele? Uahuahua...
Não lembro desse cantor aí, não... Sério mesmo...

Ah, quer dizer que a senhorita andava em más companhias? Tsc, tsc.

Pois e, menina, eu sou a Marilda, sem tirar nem por, huahau...

Kisses

Mônica disse...

Não sei o que houve. À tarde, os links estavam aparecendo normalmente. Afff...

Mônica disse...

Que lindinho o template! Só precisa ajustar as cores dos links, que estão meio ilegíveis...rs. Mas tá lindinho.

Entendi sua piada interna! hahaha. Algum progresso na reconquista?

Bjo.

Mônica disse...

Deve ser por causa da claridade aqui da sala, então.

Hmmm...o segredo é a alma do negócio...rs

Lou disse...

Uai, cadê a atualização?
Blog doido...

Ahhh, adorei o template novo, que fofura esse passsarinho aí!

Beijos

Lou disse...

Olha a revolta com o blog, coitado!

Quando conseguir arrumar, o selinho lá vale pra você viu?
Kisses

! Marcelo Cândido ! disse...

morrissey
hehe
não é da minha época mas eu gosto dos smiths
abraços!

Mônica disse...

Que o quê? Deixa de implicar com a abreviação do meu nome, dona Rô.

Que música é essa que vc tá procurando? Por acaso vc tem o nome dela, ou sabe uma frase ou um refrão? Talvez eu possa ajudar.

Deixa de lesera e posta logo as fotos da pequena pra gente admirar.

Bjs