sábado, janeiro 03, 2009

Bom princípio!



(Clichê) Depois de longo e tenebroso inverno, retorno às postagens.
Bom, estou com a cabeça a fervilhar de idéias que gostaria de saber imprimir aqui, mas, meio área, fato que irá, na certa, me tirar o foco.
E lá se foi 2008! Alguns disseram: "E já vai tarde!" Acho que não concordo inteiramente com isso, uma vez que por mais amargo, difícil ou conturbado que tinha sido o período passado, algum aprendizado, alguma experiência há de ter ficado como herança.
Bom, apenas para que fique aqui registrado, e um dia, eu possa reler e relembrar, farei algo tipo a retrospectiva proposta pela Lu.
Quanto ao primeiro semestre de 2008, nada de muito relevante ocorreu, até que em meados de junho, uma avalanche de coisas, não tão numerosas assim, mas muito marcantes, foram acontecendo.
Tive problemas no trabalho, durante dias vivi momentos de apreensão, devido à ameaça de partida de uma colega, que desafortunadamente, iria transferir para mim as suas malquistas tarefas. Cogitei muito seriamente "levantar voo" (sem acento, já estou na moda da reforma ortográfica), mas por fim, tudo acabou se ajeitando na base da conhecida "gambiarra" e ficou quase bom para todas as partes.
Quanto à minha vida amorosa, haha, abstenho-me de tecer comentários; são da ordem dos desastres de costume. Mas neste sentido, deixo aqui registrado como meta para 2009 conseguir alcançar um maior amadurecimento como pessoa, um maior crescimento espiritual, um maior desapego, mais firmeza e segurança relativas às coisas que realmente quero, a fim de que elas não se esvaiam perante as minhas vistas.
Gostaria aqui de abrir parênteses para citar algo que talvez apenas eu entenda, uma espécie de advertência interna. Estava eu a ler um livro sem muita expressão, mas curioso, escrito por um psicólogo/filósofo, quando ele afirmou que o corpo não mente, quando nos expressamos. Chamou-me atenção o fato dele afirmar que as pessoas que tocam outras com a mão direita são possessivas, veem outrem como propriedades e isso não é uma característica sadia no que diz respeito aos relacionamentos. Parei um pouco para pensar e acabei reconhecendo que costumo tocar tudo com a mão direita, assim como, sempre cruzo a perna direita por cima da esquerda...
Mas, voltando à retrospectiva, no passado 2008, minha irmã firmou seu relacionamento, e há poucos dias atrás, terminou de carregar a mudança para a casa do namorado; juntaram os trapos, como se diz por aí...Achei tão estranho...Não pelo fato dela ter ido, pois mais dia, menos dia, cada um vai viver a própria vida, mas eu acreditava que seríamos sempre nós, todos ali, juntos, eternamente. Que romântica, que medo de crescer!
Mas, há que ser citado mais um fato, pois antes de "perdermos" minha irmã, perdemos minha tia, aquela quadradona, tradicional, solteirona, cheia de tabus e afins. Sim, essa mesmo, que também dedicou a vida a educar os filhos alheios e os próprios sobrinhos. Aquela que também foi por muitas vezes ignorada pelos próprios irmãos, injustiçada pelo meu próprio pai, e vamos parar por aqui, porque eu poderia enumerar uma série de fatos que em nada a resgatariam do seu "sono". O que a perda dela me fez pensar bastante é que dizem que o inferno fica depois do portal que atravessamos quando já não somos mais matéria. Cada vez mais, discordo disso, acredito que o inferno é aqui mesmo. Estamos aqui para sermos provados com tarefas de toda a sorte, e felizes daqueles que dispuserem de armas e meios para lutar em igualdade de condições com o mundo, pois essa tia a quem me referi, sempre foi um Davi lutando contra Golias. É por isso que me forço a acreditar, por mais que o neguem os céticos, há de existir algo melhor, mais leve e reconfortante além deste plano onde vivemos, caso contrário, essa existência terrena, em tantos casos, seria desprovida de sentido. A Lu há de se contrariar comigo, mas, cada um com suas verdades e eu insisto em acreditar que "há muito mais coisas entre o céu e a terra do que imagina nossa vã filosofia". E isso me faz lembrar um fato curioso, ocorrido comigo há alguns dias atrás. Era um sábado, dia anterior ao falecimento da minha tia, e eu estava aflita quanto à uma decisão - claro que isso não é nenhuma novidade, em se tratando de librianos, que tem (sem acento, novamente) o péssimo hábito de medir os "N" lados de uma mesma questão, e nisso, desperdiçam tempo em demasia. Bom, e indecisa que estava, pedi com muita convicção a Deus que me indicasse um caminho, me enviasse um sinal, me orientasse sobre o que deveria ser feito (ou não), salientando que não era nada relacionado à minha tia. Feito isso, como é sabido, tenho o costume de ler a coluna do Paulo Coelho e abri o site. Para minha surpresa, o título do post, naquele dia, era: "Dos Sinais". Claro que hão de bradar pela coincidência, mas eu me sinto no direito de descartá-la. Entre outras coisas, o post dizia que é preciso saber interpretar os sinais que a vida nos emite. Assim como um motorista no trânsito, há que se saber que muitas vezes é preciso parar e esperar o momento certo de ir adiante. Pronto, essas palavras, aliadas ao meu instinto, me fizeram decidir pela omissão de não agir naquele momento, coisa que até hoje não me causou arrependimento. (Lú, tire as conclusões que julgar mais adequadas)
Imenso post!
Acabo de lembrar de mais um detalhe: outrora, em todas as viradas de ano, eu parava na sacada de casa, a olhar as estrelas, os fogos, a imensidão do céu, e em pensamento, fazia meus pedidos e agradecimentos, tentando carregá-los de quanta fé eu era capaz. E isso permanecia por vários minutos, mentalmente, construindo minha lista de pedidos para o ano que acabava de romper. Cheguei à conclusão de que em nada adianta pedir, ter fé no que se pede, conquistar as metas, se não sabemos como manter nossas conquistas. Justamente por isso, este ano, mudei os hábitos, mal bebi espumante no dia da virada, não vi os fogos, não olhei as estrelas, sequer mirei o céu. Fechei-me em copas, comigo mesma, e antes de dormir, enquanto um turbilhão de pensamentos povoava a minha mente, apenas pedi que eu soubesse não ser minha maior inimiga, que eu não mais pisassse em cima das coisas que construi, que eu soubesse mensurar o meu valor, e que apenas construisse; tivesse ânimo e coragem de construir e de ser eu mesma.
E estava eu no auge deste post, quando o celular tocou, atendi e era uma amiga em crise, indo aos píncaros da ira por que descobriu, agora, uma traição perdendo o prazo de validade, datada de julho do ano que passou. Ralhei com ela, aconselhei a não criar caso baseada em fatos superados, duma época em que o namoro estava em crise e o casal ainda não havia passado pelas provações que vieram meses depois. Ah, os relacionamentos! Como nos causam cabelos brancos, rugas, insônia...
Para fechar, apenas gostaria de ratificar que o ano começou sem pretensões supersticiosas, conforme já mencionado acima, e segue a plenos pulmões, com troca de layout e inclusão de um gato preto da sorte! Sim, da sorte, e ai de quem teimar comigo. De lambuja, foto novinha em folha, tirada especialmente para ilustrar o meu desejo de BOM PRINCÍPIO. Cabe aqui, um recado especial para a Monks, que queria tanto saber o motivo do meu aperreio no caso do sedex extraviado. Era justamente esse óculos, hahaha!
Por fim, 2009 será mais uma oportunidade de fazer diferente. Vamos tentar então! Sorte e força, para todos nós!

8 comentários:

Lou disse...

Quem é vivo sempre aparece! Ontem passei por aqui e vi que você estava trocando o layout, daí imaginei que você voltaria a postar! Gostei do template novo, eu tinha visto ele lá no site da Pysam. Eu troquei o meu 500 vezes, por fim, descobri o site que a Mônica usa e só muda o background, sem sumir com os widgets e fiz a festa, hahaha...
Feliz Ano Novo!
Espero que as coisas chatas que aconteceram tenham ficado no passado, definitivamente. Que em 2009 a gente tenha mais sorte no amor e no trabalho! (E que você pare de ler a coluna do abominável Paulo Coelho, porque isso não faz bem pra saúde.)
A minha academia também ficou fechada duas semanas... Quer dizer, acho que funcionou uns dois dias nesse meio tempo, mas eu estava viajando, então, não resolveu nada. Mas, já voltei a comer direito e amanhão recomeço com a rotina de exercícios. Acho que o estrago será revertido em breve...
Beijos e até mais!

Mônica disse...

Uia! Toda gata de ócru novo. Eu desconfiei que fosse esse o tal óculos em questão...rs.
Isso tá mais pra um tratado...hahahaha. Mas, tentando não me alongar muito no comment, não creio que tenha sido coincidência vc ter se deparado com a coluna do Paulo Coelho. Acho sim que foi uma resposta. Há momentos em que devemos deixar o tempo agir pq qq coisa que façamos pode piorar as coisas. Devemos saber a hora de agir e a de recuar. Não é assim em todas as batalhas?

Quer dizer que sua irmã já foi morar com o namorado? Fico torcendo para que dê tudo certo entre eles, que ela tenha uma gestação tranquila e um bom parto. E a senhora trate de ser uma tia coruja! rs. Seu irmão, por onde anda?

Eu bebi algumas várias taças de vinho pra ficar alegre. Passei a virada aqui em casa mesmo. Algumas pessoas da família vieram pra cá comer, beber e esperar o ano chegar. Mas foi melhor do que eu esperava, apesar de não ter sido como eu queria.

Qto ao seu comment: não é de hoje mesmo que sou fã de Humberto e a cada arranjo novo, a cada música nova, consigo ficar mais fã ainda...rs. Que escritos foram esses que vc achou dele, lembra?

Feliz 2009 pra vc tb. Que vc possa realizar todos os seus objetivos. Tdo de bom!

Lou disse...

O assunto do Abominável, Ridículo, Prepotente e Picareta Paulo Coelho está proibido entre nós doravante. A menos que ele faça chover na minha frente e escreva alguma coisa que preste.
Eu vi o último filme do Batman, sim. Aliás, enfrentei uma fila quilométrica no cinema para tal. Realmente, o Coringa deu um banho no Batman (e olha que eu acho aquele ator tudo de delicioso que há no planeta, com aquela cara de bad boy carente). Mas, o Duas Caras não ficou atrás, hein? Aliás, ele também é um gato.
Pena que o Ledger morreu... Uma tragédia, mesmo.
Até mais ver.
=*

Lou disse...

A graça do rapaz é Christian Bale! E do promotor Harvey Dent é Aaron Eckhart. Ai, ai...

Lou disse...

Oi, Rô!
Não vi O Maquinista, mas me lembro de assisir a reportagens falando sobre como o Bale precisou emagrecer. Incrível, né, forte como ele é! E depois ainda filmou a sequencia do Batman...
Hoje é dia de academia, nunca pensei que fosse comemorar isso, hahah...
=*

Mônica disse...

Mas olha só...a mulher tá mesmo ligadona no sertanejo, hein? Quem diria...deixar de ver um filme pra ver apresentação de Victor e Leo...hahaha.

Eu ainda não vi Batman, o cavaleiro das trevas, mas tb ouvi comentários ótimos a respeito do filme, sobretudo do Coringa. Vou ver se arrumo coragem pra visitar uma locadora. Vou falir...tem tanto filme que quero ver...rs.

Té mais, fia.

Mônica disse...

Ah, fia...
Família Trapo é só um dos apelidos carinhosos que eu uso pra identificar my family. Tb chamo de Família Buscapé, Adams e por aí vai...rs

Vc bem que podia linkar esses tais blogs que vc anda lendo aqui no seu, né?

Bjs

Mônica disse...

Adorei o estilo caderno!

Quando a pessoa fica grávida já existe um espírito ligado ao embrião, então não tem como sua sobrinha ser a reencarnação da sua tia. E tb não creio que ela já tenha condições de reencarnar. Isso depende de muitas coisas.

Bjs