segunda-feira, outubro 09, 2006

O comentário do comentário

Cultivo o hábito de visitar algumas páginas de cunho informativo (já que não acompanho com freqüência os jornais) e numa dessas, devido ao layout amigável do G1, acabei me afeiçoando ao site. Surpresa minha ao constatar dia desses que o Zeca Camargo, então apresentador do Fantástico, havia estreado um blog; claro que (por curiosidade), corri ler o que seria fruto das mãos de um jornalista até que bem simpático e informado (pelo menos até então). Confesso que apesar de bem escritos, os textos não despertaram em mim nada de extraordinário, são textos bem escritos, e vale a pena lê-los, haja vista a quantidade de besteira que se é obrigado a engolir nessa tal de internet (às vezes tenho medo de consumir tanto absurdo e começar a me familiarizar com eles – Deus me livre e guarde!). Mas, continuando, além de ler o Zeca, acabo dando uma olhada nos comentários do pessoal e notei que alguns revoltosos têm se insurgido e se mostrado insatisfeitos (ou seria o caso de terem interpretado mal os bem escritos do Zeca?), e nisso vêm acusando o jornalista em questão de pretensão em demasia. Como eu mesma frisei em meus comentários ao blog, desconheço o Zeca/pessoa e não disponho de argumentos para taxá-lo dessa forma tão hostil, mas não pude deixar de tecer minhas ponderações. Seguem os meus comentários (foram escritos no calor dos fatos e portanto, são informais) :-

Olá, Zeca, terceira vez que comento aqui (estou adquirindo o hábito de acompanhar o seu blog). Seguinte:- você se diz decepcionado com o fato dos parcos comentários sobre o livro que andou indicando, mas também pudera, você pincelou o livro e ficou girando em torno do Foguinho, ele se tornou um protagonista do seu texto. Você deveria ter dado ênfase ao livro, ter falado mais dele, ter se aprofundado, a fim de instigar a curiosidade dos leitores. Tudo bem, "você é novo no pedaço", quando estiver escrevendo, imagine-se como um leitor, perceba se o que você escreve realmente é o que será digerido por quem está lendo...
Já quanto a “Sagarana”, bom você ter lembrado, pretendo ler essa obra, logo que eu termine de me deliciar com as 561 páginas (só), de "Crime e Castigo". Quanto à lista do cantor supra citado, eu nunca fui sua fã, mas assisti ao Fantástico e se não me falha a memória, vi "Senhor dos Anéis" naquela pilha que você pegou nas mãos (sou fã do JR TOLKIEN, e de sua fabulosa imaginação), de qualquer forma, logo mais irei conferir a tal lista no site. Bom, e já que você fez questão de citar, vou pesquisar sobre a obra que você indica na analogia a "Cobras e Lagartos", se a história me parecer interessante, prometo que irei atrás do livro.
Quanto a essa sua preocupação em escrever textos longos em demasia, não mude (achei que apenas eu gostava de "encher linguiça"), escrever muito é bom, uma terapia...

Ah Zeca, tem mais uma coisa: notei que algumas pessoas andam te rotulando de "enjoadinho", de "metido a besta", de se achar superior porque tem (notadamente) mais cultura do que a maioria. Não te conheço a fundo pra saber o que dai procede, mas se realmente isso tiver um fundo de verdade, lembra-te de 2 coisas: 1) CULTURA não é sinônimo de sabedoria; 2) Num país onde educação é de nível lastimável, mais vale um ser ignorante, mas curioso em aprender, do que meia dúzia de almofadinhas, que monopolizam o que acreditam ser o conhecimento, e nisso acomodam-se a criticar os desafortunados, ao invés de tomar atitudes, como por exemplo, ter a generosidade de transmitir o pouco que se sabe (sim, o pouco, pois conhecimento não se mensura)...

3 comentários:

Unknown disse...

E ai Rô!
Tá show de bola o seu blog! Até senti vergonha do meu, que tem meia dúzia de posts. Rsrsrs...
Mas é isso aí... Quando eu crescer quero ser blogueiro igual a vc...

Beijão do Edu!

Anônimo disse...

Muito bom Ro... espero que ele te responda kekekeke beijos =***

Anônimo disse...

E aí, fia! Legal o seu blog. Já tive vontade de criar um pra mim, mas ando meio sem criatividade pra escrever (ou é pura preguiça mesmo).
Muito legal esse comentário sobre Zeca. Depois passa o link do blog dele pra mim, fiquei curiosa pra ler as coisas que ele fala.
As pessoas públicas se arriscam demais ao expor suas idéias, já que a maioria dos leitores as têm como se fossem pessoas infalíveis, esquecem que elas são humanas e têm pensamentos contraditórios, preconceituosos, opiniões próprias, gostos próprios, enfim...como todo e qualquer mortal.
Well, vou ficando por aqui.
Vou adicionar a pg nos favoritos pra passar sempre por aqui.
E o flogbr, já era mesmo?
Kisses