domingo, outubro 22, 2006


Loquei uns filmes, e os lançamentos estão “pela hora da morte”, pois acho um absurdo gastar semanalmente a quantia em média de R$ 30,00 com esse tipo de lazer, mas, discussões de ordem econômico/financeira para outra ocasião. Mean Creek, eis o título do filme que mais me agradou. Explico: - Trata-se da história de uma pequena vingança. George é um garoto gordo, problemático e repetente na escola, que tem o hábito de ser agressivo com os colegas. Logo no início, ele agride o irmão do Macauly Culkin (é, um pequeno garoto parecidíssimo com o pirralho de “Esqueceram de Mim” é um dos protagonistas, e na verdade, irmão do dito cujo). Sam, a vítima, conta para o irmão mais velho e assim, juntamente com os amigos deste, planejam uma vingança contra o gordinho histérico, que consiste em ludibriá-lo e a troco de participar dos festejos por ocasião do aniversário de Sam, convencê-lo a acompanhá-los num passeio de barco (no qual a vingança seria posta em prática). George (o gordinho),é convencido facilmente e até oferece uma pistola d´água de presente para Sam (pois trata-se do seu aniversário). Acontece que durante o passeio, o gordinho se mostra até amigável e digno de piedade, pois não passa de um bobalhão com dificuldades de aprendizado. Bom, no decorrer da história, descobre-se que um dos garotos é criado por um casal de homossexuais (motivo suficiente para servir de troça e piadinhas), e que o pai do amigo mais velho do irmão de Sam era um bêbado suicida, provável motivo de amargura e rebeldia do rapaz. Na verdade, o filme parece uma história boba de crianças que vão passear, mas não, é o retrato da perda da inocência, do momento onde se deixa de ser criança pra assumir responsabilidades e consequências, inclusive cheguei a ler críticas internet afora que apenas contribuíram pra aumentar o meu desprezo por essas pessoas que não abrem as mentes às possibilidades, carentes de sensibilidade, acostumadas ao cinema caro e fabuloso de Hollywood. Mean Creek é uma produção barata, um filme alternativo, e um ótimo filme em se tratando de cinema americano. Crítica de cinema, claro que não sou, apenas me acomodo na poltrona disposta a ver com olhos além desses que estão pregados na cara, eu procuro perceber a verdade estampada nas faces dos atores, o modo como a continuidade do filme flui, os olhares que convencem, as caras e bocas que conseguem me comover e até fazer com que eu derrame algumas lágrimas, fique chocada com a brutalidade ou admirada com a sensibilidade das pessoas. Mean Creek é um filme bobo? Jamais, quem escreveu tamanha besteira não tem a mesma percepção de cinema que eu, que diante da tela, busco transcender a realidade, imaginar situações, compreender aqueles mundos que se abrem, procuro sentir o drama como se eu mesma fosse parte sua, e esse filme conseguiu extrair tudo isso de mim. Eu não posso contar mais detalhes sobre o filme, à exceção de que a trilha sonora é excelente, e de quebra, conheci o trabalho dos Gold Brothers, cujas canções enriquecem ainda mais o conjunto composto pelas ótimas interpretações. http://www.ethangold.com/mp3s.html ; eis aqui o link para “Our love is beautiful”, uma das músicas mais legais da trilha. Resumindo, é um filme premiado (Seleção Oficial do Festival de Cinema de Cannes e Seleção Oficial do Festival de Cinema de Sundance), merecida e indiscutivelmente.
“Sob a superfície, todo mundo tem um segredo”, eis a proposta estampada na capa do DVD, cujo título em português é Pacto Maldito (que em nada tem a ver com a história). A você, caro leitor, recomendo!

4 comentários:

Mônica disse...

Salve,salve!! Esse filme me pareceu interessante. Eu tb tento sempre enxergar além do óbvio nos filmes aos quais assisto e gosto de ver tudo, desde que me desperte o interesse. Acredito que a arte, em geral, deva ser vista com a mente e os olhos bem abertos e livres de preconceitos para que se possa captar todas as mensagens possíveis.
Vc já viu Má Educação?

Mônica disse...

Salve,salve!! Esse filme me pareceu interessante. Eu tb tento sempre enxergar além do óbvio nos filmes aos quais assisto e gosto de ver tudo, desde que me desperte o interesse. Acredito que a arte, em geral, deva ser vista com a mente e os olhos bem abertos e livres de preconceitos para que se possa captar todas as mensagens possíveis.
Vc já viu Má Educação?

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Antes de qualquer coisa, obrigado pela pequena dúvida que me tiraste ontem em relação ao assunto que te contei.

Quanto ao filme, assim q possível vou dar uma conferida, pq me agradou mto a sinopse.

Ah, vc quer perder pra mim no poker? Rss...
Podemos combinar sim...
Bjão.

Minha dica de filme?! "O Jardineiro Fiel". Já ví no cinema, e nesse final de semana eu ví novamente. Recomendo.